Eduardo Peres – Palestra Show

Este artigo nasceu da experiência de compra de um shampoo no supermercado, em minhas cotidianas compras de mês. Sim, compra-se shampoo em supermercado e não é de hoje. Há algum tempo, os supermercados entenderam que a gente não quer só comida. A gente quer comida, produtos de limpeza, de higiene pessoal, artigos para pet, revistas, pilhas, diversão e arte. Quando eu era criança, comprava-se shampoo apenas na farmácia.

O fato é que eu andava pelo corredor de produtos de higiene pessoal e, insensível às dezenas de informações que nos assediam em ambientes como este, informações como “compre este”, “não, compre este aqui”, “não, este aqui dura mais”, ou “ei, veja como este é mais barato”; fui tocado. Meus olhos brilharam, senti um calafrio, uma emoção, uma esperança: shampoo três em um. Um sonho. É shampoo e condicionador, é sabonete líquido para banho e é creme de barbear. Embalagem atraente, ergonômica (os dedos se encaixam na cintura da garrafinha) e luxuosa, um exagero para transportar apenas 250 ml de sabão. Mas aquele não era um simples sabão: era uma poção mágica para homens exigentes e de bom gosto, que prezam pela praticidade da vida, e que têm de investir seu tempo em grandes negócios, em romances de tirar o fôlego e no futebol do fim de semana. Pensei: isso é para mim! Esse sou eu! (Quem dera.) Comprei. R$ 11,93, etiqueta vermelha, promoção de lançamento.

Na verdade o que me interessou mesmo foi a conveniência de, em viagens, levar um produto apenas, no lugar de ter de levar um shampoo, um condicionador, uma lata de espuma de barbear e uma saboneteira. Para quem passa um quarto do ano em hotéis (dos mais variados padrões, desde hotéis realmente bons a hotéis classificação “toalha-lixa, se quiser”), para mim, um produto como esse era conveniente.

Antes de colocá-lo na mala, decidi testá-lo em casa, na véspera da próxima viagem. E que tragédia. Era bom demais para ser verdade. Liguei o chuveiro, liguei o som (sim, eu ouço música no banho e, quando inspirado, canto junto), e quando a fumaça levantou, entrei. O perfume era gostoso, mas logo notei que a espuma custava a se formar. O cabelo depois da lavagem virou palha de milho. O sabonete líquido, para cobrir de espuma meus parcos 1m74 e 72 kg, exigia um quinto daquela garrafinha. E o barbear foi uma verdadeira carnificina. Isso porque a lâmina já estava amaciada. Fosse uma lâmina nova, e eu teria cortado minha jugular. Foi um desastre. A verdade é que, racionalmente, é impossível uma mesma solução servir para tudo ao mesmo tempo. O mundo dos especialistas é sempre mais rico e virtuoso do que o dos generalistas. Senti-me ofendido, desesperançado, frustrado e ferido. Eles poderiam ter me avisado: “este é um 3 em 1 para homens que não querem levar muita bagagem e que não fazem muita questão de um cabelo macio e de um barbear rente e confortável. Escolha: praticidade sem caprichos ou bagagem pesada.” Não é meu caso. Eu, tivesse sido avisado, teria dito “não, obrigado”. Resignado, voltei à minha nécessaire com 32 itens, pesadinha, de couro imitação.

A lição que se tira deste artigo? Boa pergunta. Algumas, talvez. Prometa e cumpra, seja honesto em suas propostas (o que não significa deixar de ser ambicioso), e, se vender ilusões, entregue-as. Faça como os mágicos. Venda ilusões, e entregue-as com nota fiscal. Um cliente frustrado não gera novos negócios. Gera, nesta era de conectividade social em rede, diária e simultânea, má reputação. Eu aprendi ainda uma outra coisa: a grande invenção do homem não foi a roda, a luz elétrica, a arquitetura ou a medicina. Foi a espuma de barbear sensitive skin.

Autor

  • Eduardo Peres

    * Palestrante Eduardo Peres – Palestrante, mágico e humorista, especialista em vendas, liderança e motivação de equipes para resultados. Foi Campeão Mundial de Mágica em 2000.

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